Meta Tags

O que são Meta Tags?

Meta Tag é um comando implementado no código de páginas web, dentro da área Head do site (entre as tags <head> e </head>) para passar instruções a programas externos ou ações mais simples, como por exemplo informar qual a pessoa responsável pelo desenvolvimento da página.

Algumas Meta Tags são utilizadas para informar aos mecanismos de busca como o Bing e o Google instruções importantes sobre o título da página e uma breve descrição a ser exibida nos resultados de pesquisa, quais páginas devem ou não ser indexadas, dentre outras orientações.

Importância de Meta Tags para SEO

Meta Tags são uma importante ferramenta de comunicação entre o webmaster e os sites de busca, como veremos nos exemplos abaixo. Para muitas pessoas, porém, SEO é apenas isso, o que está longe de ser verdade. O Google utiliza cerca de 250 variáveis para determinar os resultados de busca, e as meta tags são apenas algumas delas.

Além disso, elas são indispensáveis para transmitir ao usuário uma rápida mensagem sobre o conteúdo da página, para que dessa forma, caso ele julgue relevante para sua consulta, clique e visite o seu site.

Como visualizar Meta Tags

As Meta Tags não são exibidas no tela principal do Browser, portanto, não são visíveis aos usuários, mantendo-se apenas no código HTML. O jeito mais fácil de visualizá-las é pela exibição do código fonte da página. Cada Browser tem a sua forma de fazê-lo. 

Geralmente, basta clicar com o botão direito em alguma área da página e clicar em "Exibir código fonte da página" ou algum texto similar a esse. No Chrome, teclar Ctrl-U tem o mesmo efeito. Exibido o código-fonte, faça uma busca por <meta ou <title (geralmente digitando Ctrl-F) e veja como os meta tags da página estão especificados:

visualizar meta tags no google

Existem ainda extensões que permitem visualizar rapidamente os meta tags de uma página. Um de nossos favoritos é o SEOquake. Consulte nossa página sobre ferramentas SEO para mais detalhes. Veja como os resultados são exibidos pela ferramenta:

seo quake meta tags

Como saber se os Meta Tags estão ok?

A ferramenta Google Search Console mostra uma relação de erros que os robôs do Google encontraram em seus Títulos e descrições (<title> e <meta name="description">. Veja um exemplo na seção meta description  deste tutorial.

Meta Tags mais importantes em SEO

Title

O campo Title não é uma Meta Tag, mas é um dos mais importantes comandos em uma página web para SEO. Temos uma página neste tutorial dedicada ao Title, consulte-a.

Exemplo de um Title:<title>Meta Tags para SEO: o que são, para que servem e qual a sua importância</title>

Meta Description (meta name="description")

É a Meta Description que geralmente define a descrição exibida nos resultados de pesquisa do Google. 

O ideal é que ela descreva o conteúdo da página de uma forma que estimule o interesse das pessoas em conhecer mais sobre o conteúdo da página e consequentemente, aumentar as visitas do seu site.

Dada a sua importância, desenvolvemos uma página neste tutorial dedicada à Meta Description. Consulte-a.

Exemplo de um Meta Description: <meta name="description" content="Entenda como funciona a Meta Description, sua importância para SEO e como aplicar no seu website para melhores resultados." />

Meta Keywords (meta name="keywords")

Há muitos anos atrás, os algoritmos dos sites de busca tinham certa dificuldade em interpretar a relevância de sites para determinadas palavras-chave e utilizavam o conteúdo da Meta Keyword para ajudá-los a interpretar o conteúdo das páginas. 

Rapidamente os webmasters perceberam que bastava incluir uma infinidade de palavras nessa tag para aparecer nas buscas, mesmo para palavras não relacionadas ao conteúdo da página.

No entanto, a experiência do usuário era comprometida ao ser direcionada a uma página que no final das contas não possuía o conteúdo buscado. Os sites de busca evoluíram e hoje desconsideram a meta keyword. 

Uma vez que a meta keyword não é exibida ao usuário em qualquer momento, seja nos resultados de busca, seja no conteúdo do site, não há de fato qualquer razão lógica para que o Google a considere como um fator de relevância.

Por outro lado, as meta keywords já foram utilizadas para pesquisar as palavras-chave de concorrentes desavisados. Ao entrar nos sites de seus principais concorrentes era possível visualizar através dos meta keywords quais as palavras-chave que estes tentaram otimizar os seus sites.

Atualmente as meta keywords não são mais utilizadas pelos buscadores.

Exemplo de um meta keyword: <meta name="keywords" content="climática, previsão climática, desenvolvimento, tempo, clima,"/>

Meta Robots (meta name="robots")

Essa Meta Tag foi criada para passar orientações aos mecanismos de pesquisas de se e como eles devem rastrear as páginas do seu site e, alguns comandos podem ser incluídos para facilitar o trabalho dos robôs.

Veja alguns dos parâmetros que podem ser passados:

  • index: indexe esta página - exiba-a em seus resultados de busca;
  • noindex: não indexe esta página - não a exiba nos resultados de busca. Útil para páginas como de login e acesso à intranet;
  • follow: siga os links desta página para descobrir novas páginas;
  • nofollow: nenhum dos links desta página deve ser seguido;
  • nosnippet: orienta o site de busca a não exibir a descrição da página nos resultados de busca;
  • noodp: orienta o Google não utilizar a descrição do diretório DMOZ em seus resultados (snippet);
  • noarchive: instrui o Google a não exibir a versão em cache da página;
  • noimageindex: não indexe nenhuma imagem da página.

Exemplos de Meta Robots:

  • <meta name="robots" content="index, follow"> - sintaxe mais comum de meta robots - orienta os buscadores a indexar o conteúdo da página e seguir todos os links para descobrir novas páginas
  • <meta name="robots" content="noindex, nofollow"> - orienta os buscadores a não indexar o conteúdo da página e impede-a de seguir os links para descobrir novas páginas

Nota: o comando para orientar ao Google a não indexar uma página pode também ser dado do arquivo robots.txt.

Para completar este tópico do tutorial, veja abaixo mais um vídeo em inglês de Matt Cutts, engenheiro do Google responsável pela qualidade dos resultados de busca, sobre a importância (ou não) das meta tags para SEO.

A SEO Marketing oferece um leque de serviços digitais para aumentar lucrativamente a presença de sua empresa na internet
Serviços
conheça nossos serviços
Logo Seo Marketing
Rua São Benedito, 1127 Santo Amaro
São Paulo - Sp - Brasil
envelopesmartphonechevron-down