Meta Description e sua importância para SEO

Aprenda a usar a meta name="description" para o Google

No tópico anterior, falamos sobre a importância dos títulos e como estes são exibidos nos resultados de busca. Dessa vez, falaremos sobre a descrição, também conhecida como Meta Description.

A Meta Description é o texto geralmente utilizado pelo Google para a exibição dos resultados de texto das segundas e terceiras linhas dos resultados de busca, logo abaixo do Título. O conteúdo da meta description não influencia no posicionamento de uma página no Google. Logo, não é necessário repetir palavras-chave nesta tag.

Apesar de não interferir no posicionamento, uma descrição bem redigida e atrativa contribui para uma taxa de cliques (CTR - clickThrough Rate) mais alta, e este sim acredita-se ser um dos fatores utilizados pelo Google para aumentar o posicionamento de um resultado.

Além disso, alguns termos da descrição são enfatizados em negrito, quando fazem parte da pesquisa realizada, ajudando o usuário a encontrar rapidamente o que está buscando com mais facilidade.

description google chrome

O exemplo acima mostra como o site do Google Chrome é exibido no Google por uma busca por exatamente uma busca no Google por Google Chrome. A sintaxe da meta description, se olharmos o código-fonte, é exatamente o que é exibido no resultado de busca.

<meta content="Agora mais simples, seguro e mais rápido que nunca, com a tecnologia do Google integrada" name="description">

Qual o limite de caracteres na Meta Description?

O limite padrão utilizado pelo Google para exibição de meta descriptions é por volta de 155 a 160 caracteres, respeitados os números de pixels da largura da área reservada para a descrição. 

No entanto, deve-se lembrar que o tamanho ideal varia de acordo com a situação, sendo que a descrição deve ser desenvolvida com foco principal em agregar valor à sua página e, consequentemente, gerar mais cliques.

Descrições com muitas letras maiúsculas e letras "gordas" como M, O, W, possuem um limite de caracteres inferior a descrições compostas por uma grande quantidade de letras i, para exemplificar.

Além disso, com a alteração na exibição de sitelinks, é interessante procurar resumir a informação nos 50 primeiros caracteres, para que a mensagem mais importante seja exibida quando o Google optar por exibir os sitelinks. Veja o exemplo abaixo:

snipet vet quality

O Google utiliza sempre a meta description em seus resultados de busca?

O Google procura mostrar sempre aos usuários a informação mais relevante à sua busca, da forma mais concisa possível. 

Prioritariamente, procura exibir o texto contido na meta description da página, mas se o algoritmo Google definir que outra informação é mais relevante ao usuário, é essa informação que será exibida.

É cada vez mais comum, por exemplo, sites de e-commerce terem informações de produtos exibidos com os preços na descrição. 

Outro exemplo: se a palavra-chave buscada pelo usuário não se encontrar na meta description, há uma boa possibilidade do Google buscar um trecho do conteúdo da página onde se encontra esse texto ao invés de exibir o texto da meta description.

Como visualizar a meta description de minhas páginas?

Utilize as dicas do tópico anterior no tópico "Como visualizar facilmente a tag <Title> de uma página". As ferramentas para visualizar a meta description são as mesmas.

Dicas para construção de meta descriptions efetivas

  • Cada página do site idealmente deve ter a sua meta description exclusiva;
  • Crie meta descriptions que resumam o conteúdo da página com precisão e objetividade;
  • Utilize a principal palavra-chave de cada página na meta description;
  • Pense na descrição como um link patrocinado, vendedor e atrativo;
  • O tamanho máximo sugerido é de 155 caracteres, mas preste atenção se, após indexado no Google, o resultado não aparece com reticências. Nesse caso, diminua a descrição em alguns caracteres;
  • Procure tornar os primeiros 50 caracteres da meta description em uma frase que será exibida caso a página apareça nos sitelinks;
  • Utilize "calls to action" para incentivar o clique.
Tutorial anterior
«
Próximo tutorial
»
A SEO Marketing oferece um leque de serviços digitais para aumentar lucrativamente a presença de sua empresa na internet
Serviços
conheça nossos serviços
Logo Seo Marketing
Rua São Benedito, 1127 Santo Amaro
São Paulo - Sp - Brasil
envelopesmartphonechevron-down