Cache do Google

O que é o Cache do Google?

Para poder calcular e exibir em décimos de segundo os resultados de busca, o Google utiliza-se de uma cópia das páginas de sites na internet rastreadas por seu robô, armazenadas em seus servidores. 

Essas páginas são chamadas de cache Google e juntas compõem o índice do Google. Assim, os resultados que vemos na tela de resultados dos sites de busca foram calculados com base nessa cópia das páginas. 

A cada nova passagem do Googlebot pela página, o Google verifica se houve alguma alteração em seu conteúdo. 

Em caso positivo, são recalculados os diversos fatores que influenciam o posicionamento da página nas buscas (densidade de palavras-chave, negritos, nome de imagens, dentre muitos outros) e essas alterações serão eventualmente refletidas num melhor ou pior posicionamento nos resultados de busca.

Como visualizar o cache Google

Existem diversas formas de se visualizar o cache Google. Mencionamos abaixo 3 delas:


1. Se você souber a URL da página que quer visualizar o cache, digite "cache:(página a ser pesquisada)" no campo de busca do Google. Por exemplo, para visualizar a versão armazenada da página de notícias de São Paulo do site G1, faça uma busca por cache:g1.globo.com/sp/sao-paulo/

cache do google do G1

O resultado mostra a última versão da página armazenada no Cache Google. É baseado nesse conteúdo que o Google calcula o posicionamento da referida página para as suas buscas, e não no conteúdo atual da página, que pode ter sido alterado desde a última visita do Googlebot.


2. Para visualizar o cache de uma página diretamente dos resultados do Google, clique na pequena seta logo após a URL de visualização no resultado de busca orgânico (não patrocinado) e escolha a opção Em cache.

cache na serp do google

Para visualizar o cache Google do cache das páginas de um site específico, basta fazer uma busca por todas as páginas de seu site e localizar a página que queira visualizar o cache. 

Por exemplo, para visualizar o cache do Google de páginas do site G1, faça uma busca no Google por "site:g1.globo.com/". O resultado da busca será o conjunto de páginas do site do G1 contidas no índice do Google.

Assim como fizemos no exemplo anterior, clique então na pequena seta após a URL exibida junto à página desejada e escolha a opção Em cache para verificar a versão armazenada no cache Google.


Versão "Somente Texto" do Cache

Para entender o contexto de uma página web e assim posicioná-la nos resultados de busca, o Google precisa processar o conteúdo em texto da página

Um profissional de SEO, ao visualizar o cache de uma página Google, verifica também a versão em texto do cache. É possível visualizar a versão de texto clicando no texto Versão somente texto.

cache versão texto

O resultado é uma página com textos e links contidos na página, sem formatação. A versão somente texto de uma página permite visualizar, por exemplo, textos escondidos em uma página, identificando técnicas de SEO Black Hat.

cache versão texto do G1

Como evitar aparecer no cache do Google?

É possível orientar o Google a não armazenar as páginas de seu site no cache. Para isso, inclua o seguinte comando entre suas Meta Tags, antes da tag <body>:

<meta name=”robots” content=”noarchive”>

O que significa a data exibida na visualização do cache?

A data exibida no topo da página com o cache não necessariamente diz respeito à data em que a página foi alterada, e sim à data em que o Googlebot visitou a página pela última vez.

Tutorial anterior
«
Próximo tutorial
»
A SEO Marketing oferece um leque de serviços digitais para aumentar lucrativamente a presença de sua empresa na internet
Serviços
conheça nossos serviços
Logo Seo Marketing
Rua São Benedito, 1127 Santo Amaro
São Paulo - Sp - Brasil
envelopesmartphonechevron-down