A forma mais comum de se acompanhar o desempenho de uma campanha online é a taxa de impressão - quantas vezes um anúncio foi exibido - ou a taxa de cliques - quantas vezes um anúncio foi clicado. O acompanhamento de conversão vai além disso, monitorando quantos desses cliques que chegaram a um site de fato converteram-se em objetivos cumpridos - venda efetuada, formulário preenchido, orçamento solicitado.
Ferramenta de links patrocinados do Google. Permite a anunciantes terem seus anúncios publicados na rede de pesquisa e na tela de resultados dos mecanismos de pesquisa.
Ferramenta do Google que permite a webmasters criarem em seus sites espaços para que o Google disponibilize anúncios de anunciantes que optem por anunciar em sua rede de pesquisa. É uma das formas mais fáceis e eficientes de monetizar sites que tenham um acesso grande de usuários.
Modalidade de publicidade aonde sites são comissionados por tráfego que levam até um site principal. Um site de detetives pode ter centenas de outros sites promovendo o seu serviço e sendo comissionados seja por tráfego direcionado ao site como por orçamento solicitado. Cada affiliate é identificado por um código exclusivo posicionado no link que aponta para o site principal.
Alguns webdesigners monetizam seus sites comprando palavras-chave de custo baixo via Google Ads e utilizando Google Adsense em seu site para disponibilizar anúncios de palavras mais caras. O método funciona se o total de receita com a Adsense compensar os gastos com Ads. A esse processo chamamos Arbitrage.
Behavorial Targeting refere-se a um conceito aonde o comportamento histórico de pesquisas do usuário é utilizado na hora de exibir anúncios online, com o objetivo de aumentar a taxa de cliques e consequentemente a receita.
Cliques inválidos se referem àqueles cliques em campanhas de links patrocinados que são desconsiderados pelos mecanismos de busca por terem origem duvidosa - robôs, scripts maliciosos ou concorrentes clicando no mesmo anúncio inúmeras vezes com o objetivo de diminuir o orçamento do site atacado.
As redes de conteúdo dos mecanismos de pesquisa costumam exibir anúncios que pertençam ao mesmo contexto da página que exibe o anúncio, aumentando com isso a possibilidade deste ser clicado.
Uma conversão é uma meta atingida em um site. Para um site de e-commerce, uma conversão é uma venda. Para sites de serviço, pode ser um pedido de orçamento. Para uma ONG, pode ser um e-mail de um futuro colaborador.
CPA (cost per action ou Custo por Ação) é a modalidade de pagamento por ação, ou seja, é o valor pago por um anunciante a cada ação, previamente acertada entre as partes, executada num site. Uma ação pode ser uma venda, um preenchimento de formulário, a visita a uma página ou qualquer outro objetivo pré-definido.
CPC (Custo por Click) é o valor pago por um anunciante em sites de busca para cada vez que um de seus anúncios é clicado.
CPM (Custo por Mil Impressões) é utilizado na modalidade de pagamento por impressões, ou seja, é o valor pago por um anunciante por cada 1000 vezes que o seu anúncio é exibido, independente de ter sido clicado ou não.
Um site faz parte de um programa affiliate e se utiliza do Google Ads para gerar tráfego ao site principal. A receita deve ser maior do que os gastos com Ads para que o método compense.
Quando um anúncio aparece na primeira posição da tela de resultados do site de busca, tende a receber um grande volume de cliques. Muitos desses cliques são de usuários que nem leram o anúncio, simplesmente clicaram no primeiro resultado que apareceu. A isso chamamos Happy click.
Links patrocinados são anúncios exibidos na tela de resultados de busca dos mecanismos de pesquisa (SERP) em uma área separada dos resultados naturais. Os anunciantes pagam para terem seus anúncios exibidos para palavras-chave determinadas por eles. Ao contrário de SEO, você consegue trazer tráfego para o seu site em questão de minutos.
Conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor -def. Michaelis
Empresa comprada pelo Yahoo, que teve recentemente o nome do serviço mudado para Yahoo Search Marketing.
Sigla em inglês para Pay per Click. Método de advertisement online aonde se paga por cada vez que um anúncio é clicado.
Universal Resource Locator, ou o endereço de uma página na internet. Possui geralmente a sintaxe http://www.site.com.br.
Site de busca e conteúdo.
Ferramenta de links patrocinados do Yahoo, que no Brasil também cobre o Altavista e o MSN.