O que é White Hat e Black Hat

Saiba quais são as implicações destes diferentes tipos de técnicas

Existem duas vertentes da Otimização de Sites (Search Engine Optimization). Uma é chamada de White Hat SEO (chapéus brancos) e a outra de Black Hat SEO (chapéus pretos). 

Não é difícil de adivinhar que uma segue as diretrizes do Google e demais buscadores, enquanto a outra procura brechas nos algoritmos dos mecanismos de busca para melhorar o seu posicionamento nas páginas de resultado (SERP) ao utilizar técnicas "sujas".

Black Hat SEO (Chapéus Pretos)

Black Hat é um termo utilizado na informática para se referir às técnicas que visam atingir um objetivo sem a autorização do órgão, empresa ou pessoa responsável. Esse objetivo pode ser a entrada em um sistema protegido, monetização por meios não autorizados ou o acesso às informações confidenciais.

O Google procura sempre oferecer aos usuários o resultado mais relevante à busca por ele efetuada. Os sites relevantes aparecem mais bem posicionados. Estima-se que o Google utilize mais de 200 variáveis para definir o posicionamento de um site para cada palavra-chave. 

No mundo SEO, Black Hat se refere a um conjunto de técnicas que têm o objetivo de manipular as principais variáveis para enganar os mecanismos de busca, oferecendo-lhes, geralmente, conteúdo diferente do proposto.

Extraído das diretrizes de qualidade do Google, temos o seguinte texto, que descreve algumas técnicas comumente usadas em sites Black Hat SEO:

  • Evite usar texto ou links ocultos;
  • Não utilize técnicas de cloaking (camuflagem do conteúdo real da página) nem faça redirecionamentos não-autorizados;
  • Não carregue páginas com palavras-chave irrelevantes;
  • Não crie múltiplas páginas, subdomínios ou domínios com conteúdo muito repetido.
  • Evite usar páginas de "entrada" criadas apenas em função dos mecanismos de pesquisa ou outras técnicas "pré-fabricadas", como programas de filiação, que têm pouco ou nenhum conteúdo original;

Como o Google reage aos sites com Black Hat?

O Google afirma identificar a grande parte de truques para manipular os seus resultados. De fato, cada vez mais o Googlebot procura "emular" o comportamento das pessoas e, entre os principais mecanismos de pesquisa, é de longe o que melhor realiza essa tarefa. 

Além disso, o Google oferece um endereço para que webmasters denunciem sites que possam ser considerados spam ou que tenham inflado artificialmente os seus posicionamentos para determinadas palavras-chave. 

É preciso ter pelo menos um site cadastrado no Google Search Console para poder acessar essa ferramenta: https://www.google.com/webmasters/tools/spamreport?hl=pt_br.

Os mecanismos de busca podem tomar diversas ações, dentre elas:

  • Desconsiderar de seu algoritmo o que considera irregular, sem penalizar o site
  • Penalizar o site com a perda de posições na tela de resultados
  • Desindexar (apagar) o site de seu índice

O fato é que, infelizmente, nem todos os sites são detectados ou penalizados pelos buscadores. 

A SEO Marketing conta com uma equipe de especialistas que analisa sites que utilizem técnicas Black Hat e que estejam bem posicionadas nos buscadores, para monitorar o tempo que leva para que detectem as irregularidades e tomem uma ação em cima.

White Hat SEO

As White Hat SEOs seguem por via de regra as diretrizes dos mecanismos de busca para conseguir melhorar o seu posicionamento. 

Trabalham o conteúdo do site, conquistam backlinks naturais e coerentes com o seu conteúdo, não compram links ou praticam outras práticas negativas.

Os resultados obtidos por sites white hat costumam demorar um pouco mais para aparecer, mas o risco de ser penalizado pelo Google e desaparecer dele é baixíssimo.

É no mínimo preocupante que um site com esses truques não tão difíceis de identificar tenha chegado ao primeiro lugar no Google.

Tutorial anterior
«
Próximo tutorial
»
A SEO Marketing oferece um leque de serviços digitais para aumentar lucrativamente a presença de sua empresa na internet
Serviços
conheça nossos serviços
Logo Seo Marketing
Rua São Benedito, 1127 Santo Amaro
São Paulo - Sp - Brasil
envelopesmartphonechevron-down