Link Exchange e Link Farms

O que são links?

Links são trechos da página de um site que apontam para as outras do mesmo portal ou de outros sites. 

Tratam-se de formas eficazes de levar o visitante de sua página até outra (links internos) ou então para direcionar o usuário a outro site (links externos) estabelecendo uma relação entre os conteúdos tratados em ambas as páginas. 

Também é comum a existência de links para sites de parceiros, sites de interesse público, e uma infinidade de outras finalidades.

No código HTML de cada página, os links tem uma construção semelhante ao exemplo abaixo:

O link "Troca de links" possui em seu código HTML o seguinte dado:

<a href="https://seomarketing.com.br/tutorial-seo/troca-de-links/">Troca de links</a>

O que são Backlinks?

Trata-se de sites na internet que apontam para o seu site. Eles são fatores de grande importância na definição do posicionamento de um site na página de resultados do Google (SERP). 

Além disso, também assumem o papel principal na definição das métricas de uma página. A lógica dos mecanismos de busca é que, se vários sites na internet apontam para um determinado site, esse deve ser a autoridade na internet no assunto ao que se refere à página.

Para verificar a quantidade de links apontados para o seu site, digite "link:www.oseusite.com.br" (trocando oseusite.com.br pelo seu domínio) no campo de busca do Google.

Troca de links (Link Exchange)

Devido à sua importância, backlinks são um dos principais alvos de webmasters que querem subir rapidamente no posicionamento dos mecanismos de busca. 

Em um passado não tão distante, muitos profissionais da área procuravam ativamente realizar a troca de links com outros sites, algo como "eu aponto para você e você aponta para mim".

No entanto, com o uso exacerbado da prática, ela passou a não ser mais vista com bons olhos, uma vez que todo esse processo perdeu a naturalidade, e passou a ser o que é considerado um esquema de links. 

Com isso, alguns especialistas afirmam que a troca de links perdeu um pouco do seu impacto sobre o SEO. 

Vale ressaltar ainda que uma troca de links "natural" é saudável para a internet e para buscadores, pois ajuda a identificar sites que sejam a autoridade em algum tópico (ou palavra-chave, se pensarmos como o Google pensa). 

Links de sites de paraquedismo apontados para sites de bengalas para idosos, por outro lado, não agregam em nada e têm o simples propósito de aumentar a quantidade de links apontados para um determinado site.

Compra de links

Compra de links se refere à prática de comprar links em outros sites. Pode acontecer por meio de links patrocinados, de uma imagem, banner online, janela pop-up, vídeo ou diversas outras formas. 

Uma grande quantidade de sites na internet são financiados por propagandas. Diversos webmasters aproveitam desse mecanismo para subir artificialmente o seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Segundo as diretrizes de qualidade do próprio Google, sites que se rendem à essas práticas violam suas políticas e estão mais suscetíveis à penalização e inclusive, podem prejudicar sua classificação nos resultados da pesquisa.

Fazenda de links (Link Farm)

Alguns sites na internet têm o único propósito de vender espaços para links pagos. Eles costumam organizar suas páginas em categorias, onde posicionam os links de seus "clientes". 

Assim, como na troca exagerada de links, o link farms é um mecanismo usado para burlar o algoritmo do Google e afins, e visa dar ao site mais importância do que ele teria "naturalmente".

O que pensam os buscadores sobre compra e troca de links?

Mecanismos de busca procuram sempre oferecer o resultado mais relevante possível aos usuários. Dessa forma, procura-se detectar práticas que burlam as suas diretrizes ao desconsiderar no algoritmo links que tenha origem duvidosa e o único objetivo de melhorar no posicionamento nos resultados.

Segundo a própria ferramenta, o ideal é que os profissionais da área que queiram investir em boas práticas para que isso aconteça, criem conteúdos exclusivos e de qualidade para que outros sites se interessem e criem links naturalmente para o seu website. 

Google Penguin Update

O Google Penguin é uma atualização do Google com o objetivo de garantir que os resultados de busca possuam sites com links de qualidade, desconsiderando links suspeitos em sites que, por sua vez, podem perder o posicionamento caso dependam deles para ranqueamento.

Com isso, o Google mantém o seu propósito e faz com que os sites trabalhem para conseguir links de qualidade apontados para ele.

Embora sua última atualização oficial tenha sido em 2016 com a versão 4.0, é importante lembrar que a ferramenta é atualizada diariamente com o objetivo de melhorar a entrega dos resultados e consequentemente, a experiência dos usuários.

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