Tipos de públicos

A criação de público é uma das etapas essenciais para o sucesso das suas campanhas. A partir dos dados inseridos, o Facebook trabalhará com essas informações e isso irá impactar diretamente nos resultados. Uma boa segmentação abre mais possibilidades de otimizar os resultados das publicações. É possível segmentar três diferentes tipos de públicos na rede. Confira abaixo quais são eles.
  1.  Públicos personalizados

    Suas fontes: 
  • Lista de clientes: a partir de uma lista de contatos previamente construída. Os dados codificados são utilizados para relacionar os contatos na lista com a suas respectivas contas no Facebook, Instagram e Audience Network.
  • Contatos que acessaram seu site: a partir de um pixel de conversão, é possível acompanhar os contatos que tenham efetuado uma compra em seu site ou também quantos leads foram atraídos por meio de um anúncio no Facebook.
  • Atividades em aplicativos: nesta opção, você cria listas de usuários que tenham executado uma ação dentro do aplicativo, por exemplo: clique em um lugar específico, registros etc.
  •  Atividade offline: criação de público a partir de pessoas que interagiram com seu empresa por qualquer canal offline.
  • Visitas ao estabelecimento: público criado a partir de pessoas que visitaram o seu estabelecimento. 

Fontes do facebook: 

Vídeo: criação de público a partir de pessoas que assistiram seu vídeo no Facebook ou Instagram.

  • Formulário de cadastro: crie um público de pessoas que abriram ou preencheram um formulário em um anúncio
  • Experiência Instantânea: criação a partir de pessoas que abriram sua experiência instantânea no Facebook ou Instagram.
  • Perfil comercial do Instagram: pessoas que visitaram ou interagiram com seu perfil ou anúncio.
  • Eventos: crie a partir de pessoas que interagiram com seu evento no Facebook.
  • Página do Facebook: público de pessoas que seguem ou interagem com a sua página.
  • Shopping: público com base nas pessoas que interagiram com sua loja nas páginas do Facebook e do Instagram.

 2. Público Salvo 

A opção do público salvo poupa tempo e trabalho, sendo um recurso em que você pode definir todas as configurações e segmentações do seu público para ser utilizada mais de uma vez em futuras campanhas. 

  • Acesse a parte de públicos no seu gerenciador
  • Escolha a opção ‘’Criar um público salvo’’
  • Dentro do seu público salvo, você também pode adicionar um público personalizado ou semelhante criado anteriormente. 
  • Defina um nome para o seu público, localização, idade e informações demográficas
  • Em seguida, você tem a opção de limitar o seu público, criando um filtro maior para a sua segmentação. Usando essa opção, você encontra pessoas que tenham interesse em x E y, não somente em x. 
  • Na função ‘’Excluir pessoas’’ você pode fazer com que as pessoas que não se encaixam no seu público não recebam o seu anúncio. 
  • Por último, há a opção de conexões. Com essa função, você pode excluir pessoas que curtiram sua página, amigos de pessoas que curtiram a página, entre outros. 

3. Públicos semelhantes
Nesta opção, o público necessariamente tem que ser criado a partir de uma lista inserida em seu público personalizado. Com as informações, o facebook busca pessoas que tenham interesses similares aos que foram inseridos na listagem. O recomendado é que se utilize de 1.000 até 50.000 contatos do público de origem. Preencha as informações de localização e selecione sua fonte criada a partir do público personalizado. 

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