A cada termo procurado no Google, é oferecida ao usuário que fez a busca uma combinação de resultados orgânicos (gratuitos) e anúncios pagos, também chamados de links patrocinados. Os links patrocinados são exibidos geralmente nas três primeiras posições da tela de resultados do Google, de forma destacada, e também na coluna da direita.
Nota: Para entender o funcionamento dos resultados gratuitos do Google, os resultados orgânicos, consulte nosso tutorial SEO. Este tutorial Ads aborda os resultados pagos do Google.
A cada busca realizada por um usuário do Google, este verifica todos os anunciantes elegíveis a aparecer em sua tela de resultados. O anunciante só paga a cada vez que um de seus anúncios é clicado. Anunciantes elegíveis são pessoas ou empresas cadastradas no Google Ads, a plataforma de links patrocinados do Google, e que possuam conta válida, saldo suficiente, "comprando" palavras iguais ou similares às digitadas no Google, além de uma série de outras condições. O Google realiza então um leilão instantâneo, determinando a posição de cada anúncio com base no preço máximo oferecido por clique por cada anunciante e um histórico de qualidade do anunciante (índice de Qualidade da palavra-chave).
O importante é você saber que simplesmente pagar mais pelo clique não basta para o seu anúncio aparecer bem posicionado. Você deve trabalhar a "qualidade" de seu anúncio. Parece confuso, mas o próximo tópico deste tutorial explicará como isso funciona.