Índice de Qualidade dos Anúncios

Como pagar menos e aparecer melhor posicionado nas buscas Google

Como vimos no capítulo anterior, posicionamento de anúncios Ads, a fórmula que determina a posição de um anúncio no Google é

POSIÇÃO DE UM ANÚNCIO = (preço máximo por clique) X (índice de qualidade da palavra-chave que disparou o anúncio).

Índice de Qualidade Ads é um dos fatores que fez do Google o queridinho de Wall Street, a principal bolsa de valores americana . Além de ser a empresa com o melhor mecanismo de busca, disponibiliza os melhores, mais relevantes anúncios de links patrocinados, que são a principal fonte de sua receita.

O índice de qualidade é um valor calculado pelo Google para cada palavra-chave participante em leilões do Google Ads e procura determinar algoritmicamente a relevância de anúncios Google em relação às palavras-chave digitadas na busca. O Google favorece dessa forma com CPC (custo por clique) mais baixo anúncios mais bem escritos, mais atrativos e que com isso tenham uma probabilidade maior de serem clicados. Dessa forma, o usuário do Google tem uma maior probabilidade de encontrar o que busca e, mesmo recebendo menos receita por clique, o Google acaba aumentando o seu faturamento.

O índice de qualidade é calculado a cada vez que uma busca é realizada, mas o seu valor é atualizado para os anunciantes uma vez ao dia. Para descobrir o Índice de Qualidade de suas palavras-chave, siga o passo-a-passo abaixo, após ter se logado em sua conta Ads:

  • Entre na aba Palavras-chave
  • Clique em Colunas > Personalizar Colunas
  • Em Atributos adicione o ícone Índice de Qualidade
Índice de Qualidade

CTR - Click-through rate

Para calcular o índice de qualidade, o Google avalia principalmente o CTR (Click-through rate) da palavra-chave que disparou o anúncio, ou seja, o número de vezes em que o anúncio foi clicado (cliques) dividido pelo número de vezes que o anúncio apareceu (impressões). O conceito por trás disso é o de que, se um anúncio é muito clicado em relação a outros similares, provavelmente está melhor escrito e/ou é o mais relevante em relação à palavra-chave digitada por quem fez a busca no Google. Assim, ao escrever um anúncio, tenha a certeza de que ele é relevante para as palavras que você cadastrou em seu grupo de anúncios Ads.

Acredita-se que o CTR represente 70% do valor do índice de qualidade de uma palavra-chave.

Outros fatores que influenciam o índice de qualidade:

  • Experiência do usuário na página de destino dos anúncios
  • Relevância do anúncio de texto em relação à palavra-chave cadastrada
  • Histórico do índice de qualidade do anunciante

Notas:

  • O Índice de Qualidade nas buscas é calculado apenas usando-se as buscas Google, e não de seus parceiros de busca como Terra e UOL
  • O índice de qualidade é calculado pela correspondência exata da palavra-chave participante do leilão. Termos de pesquisa com variações não são utilizados no cálculo. Veja o próximo capítulo para aprender a utilizar corretamente as correspondências ampla, exata, frase, ampla modificada, negativa.
A SEO Marketing oferece um leque de serviços digitais para aumentar lucrativamente a presença de sua empresa na internet
Serviços
conheça nossos serviços
Logo Seo Marketing
Avenida Ibirapuera, 2033 – 8° andar Conj. 81
Moema – São Paulo - SP - Brasil
SEO SERVIÇOS DE DADOS E APLICAÇÕES NA INTERNET LTDA
CNPJ: 09.171.953/0001-97
envelopesmartphonechevron-down