Heading Tags H1, H2, H3...

O que são heading tags?

As Heading Tags (H1, H2, H3, ...) são recursos de programação HTML utilizados para destacar títulos e subtítulos de uma página. Elas são utilizadas na hierarquização e estrutura de uma página.

Elas facilitam a leitura, entendimento e até mesmo a indexação do conteúdo e sua utilização é bem mais simples do que parece.

<h1> Cabeçalho 1 

H1 é a abreviação do inglês para Header 1, ou Cabeçalho 1, logo, o mais importante dos Headers. 

Conceitualmente, o H1 possui um destaque maior, uma fonte maior, e é geralmente o elemento de texto mais visível da página. 

Assim como nos negritos de uma página e o Title, a tag H1 é um importante elemento que o Google utiliza para determinar o principal assunto abordado em uma página, visto que o título de uma página conceitualmente define seu conteúdo.

h1 google chrome

Note que no caso acima, não foi utilizada a palavra-chave Google Chrome no h1. Em um projeto de SEO, o título seria reescrito para algo como "Google Chrome - Navegador com rapidez", caso a palavra-chave trabalhada nessa página fosse o nome do navegador.

Recomendamos ainda utilizar apenas uma H1 por página, sempre focando na palavra-chave principal. Isso dá um claro indício ao Google de qual é a palavra-chave mais importante da página.

<h2>, <h3>, <h4>, ...

As demais Heading Tags, como H2 e H3, são geralmente utilizadas como subtítulos de uma página. 

Em SEO, são um excelente recurso para incluir palavras-chave complementares, ou seja, variações e complementos da palavras-chave principal que não terão uma página exclusiva para ela, seja por baixo volume de pesquisa ou por simplesmente não se encaixar no conceito do site.

Exemplo de Heading Tags

  • <h1>Buffet Infantil da Carochinha</h1>
  • <h2>Festas temáticas</h2>
  • <h3>Festas do Barney</h3>
  • <h3>Festas dos Angry Birds</h3>
  • <h3>Festa da galinha pintadinha</h3>
  • <h2>Venha visitar a casa na Vila Olímpia - São Paulo</h2>
  • <h3>Ponto de referência</h3>
  • <h3>Estacionamento</h3>

Como visualizar as Heading Tags

O Plugin do Chrome HeadingsMap, foi o que utilizamos para verificar o H1 do Google Chrome. Ele destaca a posição das diversas Heading Tags na página.

Heading Tags e o CSS

As Heading Tags são geralmente utilizadas por programadores com estilos pré-determinados no CSS, a folha de estilos do site (se você não sabe o que é CSS, pergunte ao programador web mais próximo). 

Dessa forma, os H1s possuem normalmente o mesmo tamanho, cor e fonte em todo o site. O mesmo vale para as demais Heading Tags. Isso acaba causando uma desconexão entre as necessidades de otimização de um site para Google e as características visuais desse site. Vejamos por exemplo a página do site SEMRush.

h1 semrush

Do ponto de vista visual, as Heading Tags foram utilizadas corretamente. Do ponto de vista de SEO, os textos contidos em H1 poderiam ser melhor trabalhados, e não seguem o padrão utilizado em SEO. 

Para contornar esse fato, é possível criar diferentes estilos para a mesma Heading Tag. Um bom programador SEO deve conseguir aliar as características visuais de um site às necessidades de SEO da página.

Tutorial anterior
«
Próximo tutorial
»
A SEO Marketing oferece um leque de serviços digitais para aumentar lucrativamente a presença de sua empresa na internet
Serviços
conheça nossos serviços
Logo Seo Marketing
Rua São Benedito, 1127 Santo Amaro
São Paulo - Sp - Brasil
envelopesmartphonechevron-down