Com 2 bilhões de usuários ativos ao redor do mundo (dado divulgado pela própria plataforma em seu blog oficial no mês de fevereiro de 2020) e a possibilidade de um contato mais próximo e veloz com os clientes, utilizar o whatsapp para fins comerciais se torna uma excelente opção para diferentes áreas de negócio.
Mas para isso, o ideal é contar com uma conta profissional, que oferece diversos recursos. Por isso foi criado o Whatsapp Business (WhatsApp para empresas) em janeiro de 2018.
O WhatsApp também pode auxiliar empresas dos mais distintos segmentos, sendo de grande, médio ou pequeno porte. O aplicativo oferece suporte e possibilita enviar notificações importantes aos clientes. Com o seu perfil comercial, você pode configurar respostas automáticas, mensagens de saudação e de ausência, ver estatísticas do perfil e até registrar um catálogo de produtos. O app é gratuito para download e pode ser baixado em celulares android ou iphone.
Confira os recursos exclusivos da conta profissional:
Perfil comercial
Seu perfil pode ficar publicamente visível para os usuários com algumas informações essenciais: endereço, e-mail, horários de atendimento e logo da sua empresa.
Catálogo de produtos
Para as empresas que trabalham com venda de produtos e precisam divulgar vários itens, esta é uma excelente opção. Com o catálogo é possível apresentar imagens e descrição de todos os seus itens.
Estatísticas
Com o recurso de estatísticas, é possível conferir os resultados dos principais números como mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.
Link curto
O link curto é uma forma de compartilhar o seu perfil comercial com outras pessoas de uma forma simples e rápida.
Mensagem de ausência
Não é mais preciso deixar seus clientes sem resposta quando não estiver online. No perfil empresarial, você pode configurar uma mensagem automática e definir os horários em que deseja que ela seja enviada.
Mensagem de saudação
A mensagem de saudação garante que os novos contatos recebam um primeiro retorno. O próprio aplicativo configura uma mensagem padrão que pode ser ajustada posteriormente
Respostas rápidas
O recurso de respostas rápidas é um dos mais utilizados, pois permite acionar suas respostas mais usadas a partir de um comando curto. Por exemplo, você pode configurar uma mensagem de agradecimento completa, mas acioná-la apenas através de um comando “/obrigado”.
Etiquetas
Com esta função você pode classificar suas mensagens por categorias através de etiquetas coloridas. Após classificar as mensagens através de etiquetas, é possível filtrá-las e manter sua caixa de entrada organizada.