Penalidades Google

Confira aqui os diversos tipos de penalização que o Google pode emitir

Penalidades no Google é um dos temas mais polêmicos na área de SEO, até por não haver muitas referências oficiais do site com relação a elas. Elas se referem à perda de posicionamento ou total banimento do site na tela de resultados do Google. 

Existem muitos boatos nos fóruns da internet a respeito dessas penalidades, por isso, use muito o bom senso em tudo o que ler a respeito. 

Muitas das supostas "advertências" podem, na verdade, ser atribuídas a alguma variação do algoritmo ou à perda de um link importante apontando para o site.

Um site pode ser penalizado por não obedecer às diretrizes de qualidade do Google. As causas mais comuns são cloaking, texto e links ocultos, redirecionamentos mal-intencionados, conteúdo duplicado (geralmente copiado de outros sites) e conteúdo gerado dinamicamente.

Na maioria das vezes, o webmaster sabe os motivos da penalização, pois a maior parte dos truques foram feitos de maneira proposital. Há casos em que o webmaster recebeu a punição sem saber que infringiram alguma das diretrizes do Google, por exemplo, ao utilizar diversos domínios não propriamente redirecionados.

Veja abaixo algumas formas de penalização de um site.

Penalização Manual

Um funcionário do Google examina o seu site e decide penalizá-lo por alguma violação de suas diretrizes de qualidade. Geralmente, esse modo de penalização ocorre quando algum usuário denuncia o site por meio da interface para webmaster do Google. Parece estar frequentemente relacionado aos fatores externos do site, como compra e troca de links.

Penalização Algorítmica

Parece acontecer quando o Google identifica automaticamente, com o seu algoritmo, alguma falha grave no site, como por exemplo repetição excessiva de palavras (keyword stuffing). Geralmente, apenas um pequeno grupo de palavras-chave é penalizado.

Devido as constantes atualizações algorítmicas do Google (Google Updates) dos últimos anos esse tipo de penalização passou a ser uma constante na vida de webmasters e SEOs de todo o mundo. Destaque para as duas atualizações: Google Panda e Google Penguin.

Tipos de penalidades do Google

-30 Penalty

Perda de 30 posições no ranking. Se antes você aparecia em primeiro, passa a aparecer após o resultado de número 30, isto é, após a 4ª página do resultado de busca. Todos os seus posicionamentos caem em 30 posições, inclusive para a busca pelo nome de sua empresa.

-950 Penalty

Perda de 950 posições no ranking do Google. Ao contrário da penalidade -30, esta parece afetar apenas um grupo de palavras-chave, não o site todo.

Exclusão do Índice

Essa penalidade não é boataria, pois o Google remove o índice dos sites que não estão de acordo com as suas diretrizes. O fato mais conhecido? BMW alemã. O site simplesmente desapareceu dos resultados do Google. 

Como identificar? Digite "site:(oseusite).com.br" na busca do Google. Se não retornar nenhum resultado, ou o site ainda não foi indexado pelo Google ou sofreu uma penalidade de exclusão.

Desindexação

Em alguns casos mais extremos o domínio como um todo pode ser desindexado ou apenas algumas páginas. Isso irá de acordo com quais diretrizes foram descumpridas e qual a gravidade das ações. 

Como se recuperar de uma penalidade do Google?

Acesse o Google Search Console e verifique se recebeu uma mensagem do Google informando a penalidade. 

Recorra a causa da penalização do Google por meio do pedido de reconsideração ou remoção da penalidade de posicionamento. É importante você concordar com o Google de que cometeu uma violação de suas diretrizes e afirmar que já removeu o problema.

Penalidades Google - Leitura Recomendada

Tutorial anterior
«
Próximo tutorial
»
A SEO Marketing oferece um leque de serviços digitais para aumentar lucrativamente a presença de sua empresa na internet
Serviços
conheça nossos serviços
Logo Seo Marketing
Avenida Ibirapuera, 2033 – 8° andar Conj. 81
Moema – São Paulo - SP - Brasil
CNPJ: 09.171.953/0001-97
envelopesmartphonechevron-down