Resultados Naturais ou Orgânicos

Entenda como um site pode aparecer nos resultados de busca do Google

SERP

A área central da tela de resultados do Google mostra os resultados naturais, também conhecidos como resultados orgânicos, relacionados à palavra-chave digitada pelo usuário. O Google mostra 10 resultados naturais a cada busca efetuada (este número pode ser alterado nas opções de preferência de pesquisa).

No final da página, é possível continuar à procura de mais resultados, até atingir o número estimado de resultados para aquele termo. Vale lembrar que 75% dos usuários não passam da primeira página e essa tendência tende a se acentuar à medida que o Google aprimore seus algoritmos.

Quem aparece nos resultados

A cada conjunto de palavras-chave digitado no Google, ele pesquisa em seu índice as páginas de sites relacionadas ao termo informado. Por meio de um algoritmo que envolve aproximadamente 200 variáveis, disponibiliza-se em uma fração de segundos os resultados classificados por relevância. O algoritmo do Google é atualizado e evolui constantemente para oferecer resultados cada vez mais relevantes aos usuários. O segredo por trás do algoritmo do Google pode ser comparado ao segredo da fórmula da Coca-Cola, tal a importância que ele adquiriu na última década.

Quem não aparece nos resultados

O Google classifica e exibe nos resultados sites que foram rastreados pelo Googlebot, indexados e armazenados em seus servidores. O fato de um site não aparecer para determinada busca, não significa que ele não está indexado. Essas são algumas das causas para que sites não apareçam nos resultados:

Para checar se um site está indexado, digite no campo de busca do Google:

"site:www.o-seu-site.com.br", substituindo "o seu site", pelo domínio a ser pesquisado. Assim, você verá as páginas que o Google armazenou em seu índice. Se a resposta for a mensagem: "Sua pesquisa - site:www.o-seu-site.com.br - não encontrou nenhum documento correspondente", significa que, de fato, ele não foi indexado pelo Google e não aparecerá para qualquer busca.

Para um site aparecer na busca de determinada palavra-chave, é importante que o Google tenha essa palavra no seu índice. Por exemplo, se quiser saber se um site está elegível para aparecer para a palavra "sapatos azuis", digite site:www.o-seu-site.com.br "sapatos azuis" na busca do Google e veja se algum resultado é encontrado.

Quais sites aparecem na primeira página?

Já sabemos quem aparece e quem não aparece nos resultados. Em uma pesquisa com 281.000 resultados, aproximadamente, para a palavra-chave informada, são 281.000 páginas na internet que competem para aparecer na primeira página do Google para tal busca.

Como o Google define o posicionamento desses 281.000 resultados? Quem está elegível a aparecer na primeira página? Com a combinação de 200 variáveis, o algoritmo do Google elege as páginas mais relevantes à busca realizada. É esse o assunto de nosso próximo tópico.


Warning: mysql_connect(): Access denied for user 'seo'@'localhost' (using password: YES) in /home/seo/public_html/includes/tutorial/social.php on line 47

Warning: mysql_select_db() expects parameter 2 to be resource, boolean given in /home/seo/public_html/includes/tutorial/social.php on line 49

Warning: mysql_query(): Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: NO) in /home/seo/public_html/includes/tutorial/social.php on line 57

Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/seo/public_html/includes/tutorial/social.php on line 57
Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: NO)