PageRank

O algoritmo que permite a classificação por relevância das páginas do seu site

Desenvolvido inicialmente por Larry Page com a posterior colaboração de Sergey Brin, fundadores do Google, o PageRank (representado por PR) foi a base para o surgimento do algoritmo do Google. Esse nome faz uma alusão ao criador (Larry Page) e ao fato de ser uma nota dada pelo Google às páginas indexadas em seus servidores. PR é uma das centenas de variáveis utilizadas pelo Google para definir quem aparece primeiro nos resultados naturais.

O PageRank de um site varia de 0 a 10. Poucos sites possuem PR=10, como o Google e a Casa Branca. No Brasil, para se ter um exemplo, a página inicial do UOL e do Terra alternam entre PR=6 e PR=8. Quanto mais alto for o PageRank, maior a possibilidade de um site aparecer bem posicionado na tela de resultados do Google.

O PageRank foi a grande sacada do Google para se tornar o site de busca preferido pela esmagadora maioria dos internautas. Inicialmente, os sites de busca se baseavam no seu algoritmo, principalmente, em elementos do próprio site. As Meta Tags e a densidade de uma determinada palavra na página e no site eram os fatores mais importantes para determinar o posicionamento do site. Esses elementos eram, porém, facilmente manipulados por webmasters que buscavam melhorar o posicionamento de seus sites no Google.

O Google criou então o PageRank, um mecanismo de "votos". Cada link de uma página apontada para outra é considerada um "voto", uma recomendação daquela página à página para onde o link se direciona. Quanto mais importante, isto é, quanto mais alto for o PageRank da página de onde sai o link, mais importante é o "voto" dado à página de destino.

Uma página que daremos o nome de A, que recebe vários links apontados para ela de outras páginas do próprio site ou de sites externos, acumula parte do PageRank oriundo dessas páginas. Com isso, essa página se torna mais importante a cada novo link recebido, pois o PageRank dos links que apontam para ela é somado. Quanto maior o PageRank de uma página, maior a quantidade de PageRank passado para as páginas para as quais ela aponta. Tente conseguir um link da página inicial de um grande portal e você verá o que acontecerá com o posicionamento de seu site.

Por consequência, as páginas para as quais nossa página A apontar, internas ou para outros sites, receberão mais PageRank e, com isso, se tornarão mais "importantes" para o Google.

Vale notar que a quantidade de PageRank que uma página pode passar é dividida pelo total de links que saem da página (que apontam para outras páginas). Se a página A tiver 100 links que apontam para outras páginas internas e de outros sites, cada página de destino desses links receberá apenas 1/100 do total de PageRank que a página A pode passar. Faça essa análise ao escolher sites para posicionar links para seu site.

Como visualizar o PageRank

Existem diversas ferramentas para se visualizar o PageRank. A mais comum, que a maior parte das pessoas inclusive já têm instalado, é o Google Toolbar.

pagerank toolbar

Alguns sites permitem visualizar o PageRank diretamente entrando-se a URL da página, como o do iwebtool.

É importante notar que o PageRank exibido por estas ferramentas é atualizado poucas vezes ao ano. Por isso, o PageRank que você vê não necessariamente reflete o PageRank atual daquela página. Algumas sites possuem ferramentas que procuram prever qual o PageRank atual da página, com esta. Essas estimativas são porém longe de ser confiáveis.

Toolbar PageRank x Real PageRank

Apesar de só atualizar o PageRank visível poucas vezes ao ano, o Google calcula constantemente o PageRank de uma página para efeito de posicionamento. Por isso, o PageRank visível (chamado também de Toolbar PageRank) não deve ser levado muito a sério. Se o seu site deu um pulo no posicionamento com as principais palavras-chave, provavelmente, você ganhou links importantes de sites com um PR alto, mas não necessariamente esse salto de PageRank aparece no Toolbar PageRank de seu site.

O Toolbar PageRank varia de 0 a 10 e é apenas uma representação do PageRank real. O gráfico abaixo, dá um exemplo de como poderia ser o PageRank real. É importante notar que, quanto mais alto for o Toolbar PageRank, mais difícil será alcançar o próximo valor. Pular de PageRank 1 para 2 é muito mais fácil do que pular de PageRank 5 para 6.

escala pagerank



comments powered by Disqus

Politica de Comentários

destaques desta página
  • O que é PageRank?

  • Como visualizar o PageRank de uma página

Vagas de SEO

Se você é fera e apaixonado(a) por SEO, mora em São Paulo e quer trabalhar em uma das principais agências de Search do Brasil, veja as vagas disponíveis no site e envie o seu CV.


Case Luciana Pepino


600 mil fãs no Facebook, excelência no atendimento, ideias inovadoras, e sempre superando expectativas. É isso que a SEO Marketing trouxe para a Clínica da Dra. Luciana Pepino.

SEO MARKETING

Rua São Benedito, 1127
Santo Amaro
São Paulo - Sp - Brasil
(11) 5681-1999
contato@seomarketing.com.br

Contato Rápido: